CONTÁGORA: uma experiência digital na gestão de pequenos e médios negócios

Resumo

O uso de tecnologias mais eficientes e modernas tem se tornado cada vez mais evidente no mundo contemporâneo. A internet tem permitido que conhecimentos e tecnologias cheguem em áreas distantes dos grandes centros urbanos. Com isso o processo de globalização tem chegado em localidades interioranas e tem inserido as pessoas no mundo digital, o que permite crescimento econômico e desenvolvimento local. O presente estudo buscou refletir acerca da criação da startup Contágora, empresa de contabilidade digital, localizada na cidade de Manhuaçu, situada na Zona da Mata, no estado de Minas Gerais. Como resultado da observação ficou evidente que a empresa pode propiciar melhorias nos processos contábeis, facilitar a rotina do cliente e contribuir de maneira mais efetiva com a gestão, principalmente de pequenos e médios empreendimentos, além de contribuir com processos produtivos mais sustentáveis, porque em suas práticas de gestão e contabilidade elimina-se o uso de papel. 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM. Professor na UniFacig.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Professor Honoris Causa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Professor Emérito da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO) e Conferencista Especial da Escola Superior de Guerra (ESG). Site: https://reisfriede.wordpress.com/ . E-mail: reisfriede@hotmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela FACHA e em Letras Clássicas e Vernáculas pela FEUC. Doutora em Estudos Culturais pela UFF. Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, em Narrativas Visuais pela Universidade Clássica de Lisboa e em Estudos Culturais Africanos pela UFRJ. Possui Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Empreendedorismo pelo Babson Entrepreneurship Program, no Babson College, EUA. Curso de Aperfeiçoamento em Study Abroad Program On Environmental Sustainability, pela UIW European Study Center. Foi Bolsista da CAPES e Coordenadora do Projeto "Implicações do Ambiente no processo de Ensino-Aprendizagem: Estudos sobre escolas Públicas do Complexo do Alemão, na Cidade do Rio de Janeiro, apoiado pelo OBEDUC/CAPES, no período de 2013 a 2017. Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Local da UNISUAM, entre 2011 e 2016. Desenvolve estudos no âmbito do Desenvolvimento sustentável, da Educação ambiental, da cultura e da Educação

Publicado
2021-04-30
Como Citar
BOREL, Jonathan Pio; FRIEDE, Reis; DE MIRANDA, Maria Geralda. CONTÁGORA: uma experiência digital na gestão de pequenos e médios negócios. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 90-106, abr. 2021. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/520>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v5n1p90-106.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

<< < 1 2 3