EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA

Resumo

O ambiente é alvo de muitas preocupações. Este estudo é resultado de pesquisa realizada junto ao projeto Implicações do ambiente no processo de ensino-aprendizagem, AMBENAP, apoiado pelo Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (OBEDUC/CAPES). Tal pesquisa visa empreender discussões acerca da Educação ambiental, realizada a partir de horta escolar implementada em escolas de Educação Básica. A metodologia utilizada foi fundamentada na teoria da problematização e tem como ponto de partida a realidade que, observada sob diversos ângulos, permite extrair e identificar os problemas existentes. Da observação e análise conclui-se que por meio de hortas os alunos aprendem na prática alguns cuidados com o meio ambiente, além de influenciar as ações dos discentes.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Michelli Ferretti, Mestra

Possui graduação em Letras Português/Literaturas, Mestre em Desenvolvimento Local com ênfase em estado, sociedade e desenvolvimento local voltado para a educação básica, meio ambiente e interdisciplinaridade. Atuou nas esferas privada, pública e terceiro setor.

##submission.authorWithAffiliation##

Desembargador Federal, Presidente Eleito do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (biênio 2019/21), Mestre e Doutor em Direito, Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL/UNISUAM), Professor do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Construído (MPGTQAC/USU).

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela FACHA e em Letras Clássicas e Vernáculas pela FEUC. Doutora em Estudos Culturais pela UFF. Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, em Narrativas Visuais pela Universidade Clássica de Lisboa e em Estudos Culturais Africanos pela UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM. Desenvolve estudos no âmbito do Desenvolvimento sustentável, da Educação ambiental, da cultura e da Educação

Publicado
2021-07-01
Como Citar
MICHELLI FERRETTI, Renata; FRIEDE, Reis; DE MIRANDA, Maria Geralda. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, [S.l.], v. 25, n. 51, p. 8-34, jul. 2021. ISSN 2177-8337. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/revistasjrj/article/view/532>. Acesso em: 23 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2177-8337.v25n51p8-34.