CONTÁGORA: uma experiência digital na gestão de pequenos e médios negócios
Resumo
O uso de tecnologias mais eficientes e modernas tem se tornado cada vez mais evidente no mundo contemporâneo. A internet tem permitido que conhecimentos e tecnologias cheguem em áreas distantes dos grandes centros urbanos. Com isso o processo de globalização tem chegado em localidades interioranas e tem inserido as pessoas no mundo digital, o que permite crescimento econômico e desenvolvimento local. O presente estudo buscou refletir acerca da criação da startup Contágora, empresa de contabilidade digital, localizada na cidade de Manhuaçu, situada na Zona da Mata, no estado de Minas Gerais. Como resultado da observação ficou evidente que a empresa pode propiciar melhorias nos processos contábeis, facilitar a rotina do cliente e contribuir de maneira mais efetiva com a gestão, principalmente de pequenos e médios empreendimentos, além de contribuir com processos produtivos mais sustentáveis, porque em suas práticas de gestão e contabilidade elimina-se o uso de papel.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram serem responsáveis pela originalidade, pelo ineditismo e pela atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a referência completa de todas as fontes consultadas.
Cada autor concede à Revista LexCult permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o artigo submetido, de modo inédito.
Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista LexCult.
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista LexCult, desde que informada a fonte (autor e revista), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista LexCult, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem ciência de que:
a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista LexCult, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.