RELAÇÃO DE CONSUMO DIGITAL: CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS APLICADAS ÀS PUBLICIDADES ENGANOSAS E ABUSIVAS

Resumo

O presente artigo abordará as consequências jurídicas derivadas das publicidades enganosas e abusivas na relação de consumo fundadas no âmbito do mercado digital. A legislação de proteção ao consumidor tem um papel essencial na tentativa de frear as estratégias predatórias de publicidade, as quais sofreram um crescimento exponencial com a evolução do mercado digital. O objetivo da pesquisa é identificar as principais práticas de publicidades enganosas e abusivas no âmbito digital, avaliar as lacunas existentes na legislação consumerista e as consequências jurídicas na vida dos consumidores. A metodologia escolhida foi o método dedutivo, com base na análise de fontes legislativas, jurisprudências e bibliográficas. O resultado foi a constatação de que a conjugação de normas consumeristas e subsidiariamente civis e administrativas, no momento, são utilizadas para o combate contra as publicidades enganosas e abusivas no espaço digital.


PALAVRAS-CHAVE: Consequências jurídicas da publicidade enganosa. Consequências jurídicas da publicidade abusiva. Publicidades no âmbito do mercado digital.


 


 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Saúde pela UFMS, mestre em Desenvolvimento Local (com foco em Saúde Pública e Direitos Humanos) pela UCDB e especialista em Direito Constitucional (UCDB) Professor de Direito na UFMS.

Publicado
2025-07-18
Como Citar
FISTAROL FRANCO, Ana Flávia; MARINI, Bruno. RELAÇÃO DE CONSUMO DIGITAL: CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS APLICADAS ÀS PUBLICIDADES ENGANOSAS E ABUSIVAS. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 76-95, jul. 2025. ISSN 2594-8261. Disponível em: <https://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/863>. Acesso em: 26 jul. 2025. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v9n2p76-95.
Seção
Dossiê Responsabilidade civil e Responsabilidade penal: temas interdisciplinares