A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO FRENTE ÀS MORTES DECORRENTES DA ATIVIDADE POLICIAL

Resumo

RESUMO: O presente artigo examina a aplicação da responsabilidade civil do Estado em relação aos danos, incluindo mortes, causados por agentes policiais no exercício da função. Considerando a complexidade das ações policiais e o impacto no direito à vida e à integridade física dos indivíduos, analisa-se a responsabilidade estatal à luz das teorias da responsabilidade civil e da legislação aplicável, buscando esclarecer em que medida o Estado pode ser responsabilizado nesses contextos. Para tanto, adota-se o método dedutivo, com base em análise de fontes bibliográficas, legislativas e jurisprudenciais. Inicialmente, são discutidas as fundamentações teóricas da responsabilidade civil do Estado; em seguida, analisa-se a legislação e os parâmetros aplicáveis a casos de violência policial, considerando as condições para a responsabilização objetiva ou subjetiva do Estado.


PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Civil do Estado. Violência Policial. Direitos Fundamentais. Segurança Pública.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Saúde pela UFMS, mestre em Desenvolvimento Local (com foco em Saúde Pública e Direitos Humanos) pela UCDB e especialista em Direito Constitucional (UCDB) Professor de Direito na UFMS.

Publicado
2025-06-24
Como Citar
DOS SANTOS, Luiza Saad; MARINI, Bruno. A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO FRENTE ÀS MORTES DECORRENTES DA ATIVIDADE POLICIAL. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 45-75, jun. 2025. ISSN 2594-8261. Disponível em: <https://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/862>. Acesso em: 26 jul. 2025.
Seção
Dossiê Responsabilidade civil e Responsabilidade penal: temas interdisciplinares