A ROMANTIZAÇÃO DA PROSTITUIÇÃO NA ERA DIGITAL

  • Ana Caroline Pinheiro Ribeiro Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Pedro Pereira Borges Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Heitor Romero Marques Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

a questão da romantização da prostituição na sociedade contemporânea, avaliando seu surgimento e a sua influência na sociedade brasileira, examinando como os profissionais são vistos através do âmbito jurídico, apresentando o profissional pelos olhos do Código Penal e Civil. Além de apresentar os meios que auxiliam e facilitam a divulgação da prostituição aos jovens, sendo eles personalidades da internet e aplicativos de relacionamento com o enfoque em divulgar a profissão que idealiza uma vida de luxo e independência quando na realidade os indivíduos estão sujeitos à vulnerabilidade legislativa e social. Assim, tenho como objetivo apresentar ao leitor os riscos que envolvem tal problemática, bem como possíveis soluções para o mesmo. Quanto à metodologia e tipo de pesquisa, foi adotado a bibliográfica. Ao final, restou concluído que a liberdade individual é um dos direitos mais bem protegidos por meio de leis, porém, a propagação da possibilidade de uma vida irreal por meio da prostituição coloca em risco os indivíduos que se sujeitam a está profissão sendo necessário apresentar os riscos recorrentes em constante mesmo diante de tantos dispositivos legais, nacionais e internacionais, prevendo-o como direito fundamental, ao lado da vida, liberdade e propriedade, entre outros.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco. Participa do Programa de Institucional de Iniciação Cientifica no Projeto: Direitos Humanos em Campo Grande e a intersubjetividade em termos da ética e da alteridade – um estudo jurídico-filosófico e educacional. CV: http://lattes.cnpq.br/6716555147724433

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Ciências sociais, bacharel em Pedagogia, Filosofia e Teologia. CL: CV: http://lattes.cnpq.br/2695692576027459 ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9183-5051 E-mail:pobojari@ucdb.br

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Ciencias - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1976), graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1981), graduação em Educação Moral e Cívica Exame de Suficiência pela Universidade Federal de Goiás (1971), graduação em Ciências de Primeiro Grau Exame de Suficiência pela Universidade Federal de Goiás (1969), Especialização em Filosofia e História da Educação (1986) - FUCMT. Mestrado Em Educação Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (1996) e doutorado em Desarrollo Local Y Planificación Territorial - Universidad Complutense de Madrid (2004). Atualmente é professor na Universidade Católica Dom Bosco, atuando em cursos de licenciatura e bacharelado, bem como na especialização lato sensu e Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local em contexto de territorialidades, no qual foi coordenador no período de no período de primeiro de março de 2012 a sete de março de 2016. Membro efetivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Campo Grande- MS. Membro representante do PPGDL/UCDB no CERMA - Comitê Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátridas (segundo mandado para o período de 2021 - 2023). Lider do Grupo de Pesquisa: ECONOMIA CRIATIVA, APRENDIZAGEM E A SOLIDARIEDADE ATIVA NA DINÂMICA TERRITORIAL que visa pesquisar e contextualizar os impactos das políticas públicas e mensurar as forças endógenas do território tendo como base a economia criativa, a aprendizagem e a solidariedade ativa, propiciando trabalhos empíricos, reflexões teóricas e elaboração de artigos científicos, dissertações e teses versando sobre desenvolvimento local em contexto de territorialidades.Membro do Grupo de Pesquisa da Universidad Politecnica Salesiana de Ecuador intitulado. ESTUDIO MULTIDISCIPLINAR DE LA INFLUENCIA DE LA CREATIVIDAD Y LA FELICIDAD CORPORATIVA EN EL DESARROLLO SOSTENIBLE - CONÓMICO SOCIAL Y MEDIOAMBIENTAL DE LOS TERRITORIOS. Membro do Grupo de Pesquisa ESCER - Estudando o Cerrado, liderado por Maria Corette Pasa da UFMT. Membro do Proyecto de Innovación Docente [Las humanidadades, el patrimonio y las ciencias sociales como proceso de hibridación de innovación educativa y felicidad academica de la Universidad Don Bosco de El Salvador, sob a corrdenação de Antonio Rafael Fernándes Paradas (Espanha), Rafael Ravina Ripoll (Universidad de Cádiz, Espanhã) e Guilhermo Antonio Guitiérrez Montoya (Universidad Don Bosco, El Salvador).

Publicado
2024-01-10
Como Citar
RIBEIRO, Ana Caroline Pinheiro; BORGES, Pedro Pereira; MARQUES, Heitor Romero. A ROMANTIZAÇÃO DA PROSTITUIÇÃO NA ERA DIGITAL. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 8-38, jan. 2024. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/713>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v8n1p8-38.
Seção
Artigos