DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer discussões teóricas para uma breve reflexão sobre questões que permeiam o tema empreendedorismo feminino e os desafios que o cercam, sendo estes a economia solidária e o e-commerce, almejando articular a influência que um exerce sobre o outro diante do cenário do empreendedorismo atual. Para a coleta de fontes foi realizada uma pesquisa bibliográfica em repositórios como SciELO e no Google Acadêmico. A partir das leituras selecionadas foi possível perceber a crescente participação da mulher no mercado de trabalho como também seu empoderamento e auto afirmação enquanto mulher independente na sociedade atual. Concluímos que o empreendedorismo é um dos caminhos para o empoderamento feminino, aumentando a participação da mulher no mercado de trabalho.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Desenvolvimento Local 2020, UNISUAM, Projeto de Pesquisa EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E INOVAÇÃO. Formada de Gestão de Recursos Humanos,2020. Formada em Administração de Empresas (2012). Professora Titular da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos Culturais (UFF). Pós-doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, em Narrativas Visuais pela Universidade Clássica de Lisboa e em Estudos Culturais Africanos pela UFRJ. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela FACHA e em Letras Clássicas e Vernáculas pela FEUC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM. Desenvolve estudos no âmbito do Desenvolvimento sustentável, da Educação ambiental, da cultura e da Educação.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Direito Público (UFRJ), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UNISUAM, Professor do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Construído da USU, Desembargador Federal, Presidente Eleito do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (biênio 2019/21).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT/UFRJ. Pós-doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT/UFRJ. Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e em Letras Português-Literatura pela UNESA. Professora da graduação e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho (MPGTQAC) da Universidade Santa Úrsula/USU. Professora da Faculdade Maria Thereza/FAMATH. Participação no GP: Memória e Sociedade da Informação MESO?IBICT. Integrante do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais?

Publicado
2021-12-17
Como Citar
CINEGLAGLIA, Maria Natalina et al. DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 59-76, dez. 2021. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/544>. Acesso em: 28 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v5n3p57-74.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##