DA LUTA POR DIREITOS AO EMPODERAMENTO FEMININO: OS ENTRAVES PARA O COMBATE À DESIGUALDADE DE GÊNERO NO BRASIL

os entraves para o combate à desigualdade de gênero no Brasil

  • Rosane Cristina Oliveira UNIGRANRIO
  • Raphael Fernandes Gomes PPGHCA/UNIGRANRIO
  • Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima PPG HCA/UNIGRANRIO

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão sobre direitos das mulheres e empoderamento feminino, refletindo sobre os entraves para o combate à desigualdade de gênero na sociedade brasileira. Embora os avanços em relação à conquistas de direitos por parte das mulheres sejam importantes, este trabalho salienta que em contextos de avanço do pensamento conservador e a dificuldade em desmontar determinados elementos típicos da cultura e dos comportamentos discriminatórios e patriarcais, são entraves que promovem a morosidade do combate à desigualdade de gênero no Brasil. Teoricamente, o estudo baseia-se nas autoras feministas Simone de Beauvoir, Judith Butler, Heleieth Saffioti, Srilatha Batliwala, entre outras. Do ponto de vista metodológico, este trabalho alicerçou-se em pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, a partir de dados estatísticos e relatórios da ONU, PNUD e CNJ.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Direito pela UniverCidade e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, culturas e Artes da UNIGRANRIO.

Publicado
2018-12-14
Como Citar
OLIVEIRA, Rosane Cristina; GOMES, Raphael Fernandes; LIMA, Jacqueline de Cássia Pinheiro. DA LUTA POR DIREITOS AO EMPODERAMENTO FEMININO: OS ENTRAVES PARA O COMBATE À DESIGUALDADE DE GÊNERO NO BRASIL. LexCult: Revista do CCJF, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 202-217, dez. 2018. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/110>. Acesso em: 24 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v2n3p202-217.
Seção
Artigos