BIOSSEGURANÇA EM ESPAÇOS PÚBLICOS CONSTRUÍDOS: A PRAÇA SERZEDELO CORREIA

Resumo

Foi abordado o acesso ao conhecimento da cultura de Biossegurança e a inter-relação desta cultura com as diversas realidades sociais apurando o reflexo cultural em ambientes públicos construídos. O interesse foi questionar, assinalar, educar e aperfeiçoar os métodos de implementação cultural e social da promoção de bem-estar, segurança e saúde em áreas públicas urbanas. Objetivo: gerar subsídios para elaboração futura de um projeto educativo em biossegurança para aprimorar a qualidade de vida, saúde e segurança de espaços públicos construídos na cidade do Rio de Janeiro. Materiais e Métodos: pesquisa qualitativa tendo como base uma revisão bibliográfica para compreensão dos conceitos de biossegurança, risco e qualidade de vida e sua aplicabilidade aos espaços públicos construídos. Foi realizada visita a diferentes locais para selecionar o tipo de espaço específico para servir de objeto à produção do projeto educativo em biossegurança aplicado a espaços públicos. Para isso, foi utilizada a ferramenta Google Earth como base tecnológica para captar informações sobre os locais na cidade do Rio de Janeiro, possibilitando a delimitação e escolha prévia de espaços a serem visitados. Resultado: observou-se que os conhecimentos relativos à biossegurança ainda se encontram, em sua maior parte, voltados para a área da saúde. Conclusão: Acreditamos que a elaboração de um projeto educacional em relação aos conhecimentos de biossegurança precisará  ultrapassar  os espaços relacionados à saúde, pois todos os ambientes  necessitam estar incluídos nas diretrizes de biossegurança para maior proteção de seus usuários, maior qualidade de vida e maior preservação do meio ambiente.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Gestão do Trabalho para a QUalidade do Ambiente Construído. Arquiteto.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho e em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Professor do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho (MPGTQAC) da Universidade Santa Úrsula/USU.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007). Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2019).

Publicado
2023-01-16
Como Citar
CADE, Paulo Márcio Amaral; FRIEDE, Reis; DA SILVA, Adriano Rosa. BIOSSEGURANÇA EM ESPAÇOS PÚBLICOS CONSTRUÍDOS: A PRAÇA SERZEDELO CORREIA. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 49-70, jan. 2023. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/682>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v7n1p50-71.