RELATO SOBRE PRÁTICAS PEDÁGOGICAS: PROFESSORES COMPARTILHANDO SUAS EXPERIÊNCIAS NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19

  • André Machado Barbosa UNISUAM
  • Marco Antonio Serra Viegas UFRRJ/LEPEDI
  • Marco Aurelio Carvalho da Costa UERJ
  • Regina Lucia Napolitano F. F. Batista UFRJ/LAMAE

Resumo

O trabalho é resultante de uma pesquisa norteada pelo método de observação, na qual tem como abordagem o relato das experiências pedagógicas, nesse período da Pandemia da COVID-19, de quatro profissionais de educação que atuam em seguimentos diferenciados. Tem como objetivo compartilhar as experiências didáticas dos quatro autores nos respectivos segmentos para sociedade em geral, principalmente a acadêmica. Os relatos vão do ensino básico, inclusive, na modalidade de Educação Especial, assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA) como também práticas pedagógicas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Em suas considerações finais, após suas narrações de observação, confluem, como resultado, sobre a necessidade de estarem atentos ao habitual e às atualizações pelas quais as instituições de ensino e a sociedade estão passando. Tendo como princípio norteador desenvolverem-se ainda mais, pois uma vez professor, eternamente estudante, e assim, poderem oferecer práticas pedagógicas e transmissão do conhecimento de forma eficaz, eficiente e efetiva. Até porque, sempre haverá necessidade, no exercício da profissão, de aprimorarem as competências, a fim de desenvolverem habilidades e atitudes nos estudantes, o que demonstrará a eficiência de suas capacidades profissionais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Desenvolvimento Local (UNISUAM 2019). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá (2016). Graduado em Administração pela SUESC RJ (2010).  Atualmente envolvido no projeto de pesquisa EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E INOVAÇÃO, que desenvolve ferramentas metodológicas para práticas educacionais visando a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem com novas metodologias ativas na UNISUAM. Integrante do Grupo de Pesquisa GEPA-UNESA cujo objetivo geral é investigar os processos de educação de maneira ampla e suas estratégias pedagógicas de aprendizagem no intuito de registrar e analisar como ocorrem essas aprendizagens em suas singularidades.

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisador e Professor, Mestrando  Educação, UFRRJ/LEPEDI

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisador e Professor, Letras

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ciências Pedagógicas e Desenvolvimento Local (DL), Tec. da Informação, Pedagogia, UFRJ/LAMAE, CEDERJ, IFRJ, UNESA/GEPA

Publicado
2022-01-16
Como Citar
BARBOSA, André Machado et al. RELATO SOBRE PRÁTICAS PEDÁGOGICAS: PROFESSORES COMPARTILHANDO SUAS EXPERIÊNCIAS NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 77-93, jan. 2022. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/617>. Acesso em: 16 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v5n3p77-93.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##