EDUCAÇÃO À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS OU RELATOS DE PROFESSORAS PANDÊMICAS

Resumo

Este texto busca realizar reflexões acerca do trabalho docente nos Anos Iniciais do ensino fundamental durante a pandemia, ressaltando as dificuldades de atuação e as contradições impostas pelo momento de crise sanitária. A realidade vivenciada por nós, como professora do Colégio Pedro II (CP2), é um micro recorte da situação das professoras neste período pandêmico. Apresentaremos as possibilidades desenvolvidas pelo corpo docente para manter o contato com estudantes e familiares a fim de sustentarmos os vínculos e os valores da educação escolar pública nas interações remotas, em contraposição ao que ficou disseminado como alternativa educacional para o momento: o “ensino remoto”. Assim como apresentaremos algumas ações de solidariedade de classe desenvolvidas pelo conjunto de trabalhadores e trabalhadoras da instituição.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora do Departamento dos Anos Iniciais do Colégio Pedro II desde 2007 e integrante do LEDI (Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade). Mestre (2009) em Educação e doutora em Políticas Sociais (2017) pela Unversidade Federal Fluminense. Atualmente, faz parte da equipe do 5º ano do campus São Cristóvão I.

##submission.authorWithAffiliation##

Professora do Departamento dos Anos Iniciais do Colégio Pedro II desde 2008 e integrante do LEDI (Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade). Participou do LEDUC (Laboratório de Estudos de Leitura, Escrita e Educação) da Faculdade de Educação da UFRJ. Neste espaço, realizou o curso de extensão Alfabetização, Leitura e Escrita no ano de 2008, e o Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB), no ano seguinte. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ (2016). Atualmente, faz parte da equipe do 5º ano do campus São Cristóvão I.

Publicado
2021-11-18
Como Citar
BASTOS, Priscila da Cunha; GONDIM, Renata Rezende. EDUCAÇÃO À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS OU RELATOS DE PROFESSORAS PANDÊMICAS. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 71-83, nov. 2021. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/591>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Dossiê Educação no Brasil: esperança, drama ou farsa?