%A Bastos, Priscila da Cunha %A Gondim, Renata Rezende %D 2021 %T EDUCAÇÃO À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS OU RELATOS DE PROFESSORAS PANDÊMICAS %K %X Este texto busca realizar reflexões acerca do trabalho docente nos Anos Iniciais do ensino fundamental durante a pandemia, ressaltando as dificuldades de atuação e as contradições impostas pelo momento de crise sanitária. A realidade vivenciada por nós, como professora do Colégio Pedro II (CP2), é um micro recorte da situação das professoras neste período pandêmico. Apresentaremos as possibilidades desenvolvidas pelo corpo docente para manter o contato com estudantes e familiares a fim de sustentarmos os vínculos e os valores da educação escolar pública nas interações remotas, em contraposição ao que ficou disseminado como alternativa educacional para o momento: o “ensino remoto”. Assim como apresentaremos algumas ações de solidariedade de classe desenvolvidas pelo conjunto de trabalhadores e trabalhadoras da instituição. %U http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/591 %J LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades %0 Journal Article %P 71-83%V 6 %N 1 %@ 2594-8261 %8 2021-11-18