A MULHER NA SOCIEDADE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA RECONSTRUÇÃO DO DISCURSO
Resumo
A linguagem e os sentidos das palavras não são convenções aleatórias. Elas representam a ideologia vigente e dominante na sociedade e trazem consigo uma perspectiva histórica de poder. Não é à toa, por exemplo, que a palavra gênero seja tão debatida/disputada na sociedade, entre uma falácia denomina de “ideologia de gênero”, considerada como uma doutrinação que visa destruir a família brasileira, e a igualdade de gênero, que constitui-se em uma luta por igualdade de direitos entre mulheres/meninas e homens/meninos. Entender o significado da palavra gênero, sua origem cultural e histórica é primordial para que possamos entender que as discriminações de gênero são construídas socialmente, a partir do machismo e misoginia, e não biologicamente. Nesta mesma perspectiva, há a naturalização de tomar como sinônimos as palavras trabalho e emprego, assim desvalorizando-se cada vez mais os trabalhos reprodutivos, que são na maior parte das vezes realizados por mulheres, o que gera um acúmulo de jornadas de trabalhos e, em alguns casos, restringe a atuação das mesmas ao espaço privado/doméstico invisibilizado. Neste trabalho, apresentamos esses conceitos e discutimos, a partir de algumas práticas realizadas por nós, uma possibilidade de intervenção pedagógica em espaços escolares, baseada nesses conceitos, com a finalidade de esclarecer e possibilitar mais diálogos sobre a igualdade de gênero. Não centralizamos o trabalho na descrição da intervenção pedagógica, mas sim em conceitos que julgamos essenciais de serem discutidos, para que cada educador possa repensá-la para os seus espaços de atuação.
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