CARTA DA TERRA COMO MATERIAL DIDÁTICO ESTRATÉGICO

  • Marilaine Bittencourt Mendes Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil
  • Katia Eliane Santos Avelar Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7883-9442

Resumo

A escola é um espaço coletivo e democrático que necessita trabalhar valores, além de conteúdos disciplinares, junto às crianças e jovens em relação à cidadania e à consciência ambiental.  Assim, vários documentos e livros são indicados e adotados na escola como materiais que visam orientar valores. No presente artigo, argumentar-se-á sobre a importância de se trabalhar com a Carta da Terra, documento aprovado pela UNESCO, em Paris, em março de 2000, como instrumento estratégico com vistas a contribuir para que as crianças, desde as séries iniciais, compreendam a complexidade do planeta Terra e que possam valorizar o coletivo, a cidadania e a solidariedade humana.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Veiga de Almeida (1987) e pós graduação, em Problemas do Desenvolvimento Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias(1990). A segunda graduação em FONOAUDIOLOGIA, pela Universidade Veiga de Almeida (1991). Mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM (2017). É professora concursada e aposentada, do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Assessoria Parlamentar do Ministério da Educação, no Senado Federal. Na área específica de Educação, atuou na docência em Psicologia da Educação, Coordenação do Núcleo de Psicopedagogia da Universidade Federal do Amazonas, Estudos e Técnicas do Trabalho Cientifico e Análise de projetos em Formação Inicial e Continuada de Professores em Cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização em Educação do Campo das IFES- SECADI-MEC. Língua estrangeira de domínio, o francês.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996) e Doutorado em Ciências também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Publicado
2018-05-29
Como Citar
MENDES, Marilaine Bittencourt; AVELAR, Katia Eliane Santos. CARTA DA TERRA COMO MATERIAL DIDÁTICO ESTRATÉGICO. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 72-94, maio 2018. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/40>. Acesso em: 26 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v2n1p72-94.