ABORDAGEM SOCIAL SOBRE A DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

  • Ady Faria da Silva UFMS
  • Carmem Gress Veivenberg UFMS

Resumo

O processo evolutivo humano é marcado por diferentes ciclos específicos, cada um com características específicas que exigem abordagens adequadas para atender às necessidades particulares de cada fase. A adolescência se destaca como um período de transição no crescimento e desenvolvimento humano, caracterizado por intensas mudanças físicas, cognitivas, psicológicas e sociais. Na infância a prevalência do transtorno depressivo é baixa mais apresenta aumento significativo na adolescência, os sintomas depressivos se apresentam de forma diferente. Este estudo tem como objetivo compreender a abordagem social sobre a depressão na adolescência. Para isso, utilizou-se o método dedutivo e a coleta de informações por meio da modalidade de pesquisa documental e bibliográfica. Assim, faz-se necessário investimento em programas de promoção da saúde mental para todos os adolescentes e programas de prevenção em risco dessas condições exigem uma abordagem inter, multi e transdisciplinar buscando o cuidado integral deste adolescente e seu núcleo familiar.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (1996). Advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, previdenciário e criminal. Curso para Doutorado pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul..

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira generalista, com perspectiva no atendimento holístico ao indivíduo e coletividade, considerando os aspectos biopsicossociais e sua relação com o meio ambiente; crítico e reflexivo em relação aos direitos e deveres inerentes ao exercício da profissão, com competência técnica, ética e científica; atuando como agente de transformação no processo de desenvolvimento humano, político, sócio educativo; capaz de atuar nos diferentes níveis de complexidade no processo saúde-doença, no âmbito federal, estadual e municipal. Desenvolver pesquisas relacionado a saúde do trabalhador, por meio do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psiquiatria e Saúde Mental vinculado a UFMS, registrado no CNPq. Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem 2020, na linha de pesquisa: O Cuidado em Saúde e Enfermagem.

Publicado
2024-07-08
Como Citar
SILVA, Ady Faria da; VEIVENBERG, Carmem Gress. ABORDAGEM SOCIAL SOBRE A DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, [S.l.], v. 28, n. 61, p. 122-138, jul. 2024. ISSN 2177-8337. Disponível em: <https://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/revistasjrj/article/view/818>. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Dossiê Violência Escolar e Direitos Humanos