A PROBLEMÁTICA DO DESCARTE INADEQUADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS TÊXTEIS GERADOS PELAS CONFECÇÕES DE VESTUÁRIO E OS DANOS CAUSADOS À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Resumo

Um dos maiores problemas da sociedade contemporânea é o aumento da geração de resíduos, e este, é devido, dentre outros fatores, à urbanização, à crescente industrialização e consequentemente ao aumento do consumo pela população. A geração de resíduos sólidos têxteis faz parte desta problemática porque toneladas desses resíduos são inadequadamente descartados nos polos confeccionista, em todo Brasil, como se fossem lixo comum; dessa forma repercute direta e prejudicialmente ao meio ambiente. O objetivo deste artigo de revisão é estudar a problemática do descarte inadequado dos resíduos sólidos têxteis gerados pelas confecções de vestuário e os danos que são causados à sustentabilidade ambiental. A Metodologia adotada possui caráter exploratório e qualitativo, realizada por meio de levantamento bibliográfico descritivo na literatura brasileira, sendo o Google Acadêmico a base de dados; utilizou-se as seguintes palavras-chave: Gestão de Resíduos Sólidos, Resíduos Têxteis, Danos Ambientais, Descarte de Resíduos e Sustentabilidade Ambiental. Foram selecionados artigos publicados no período de 2015 a 2022, com exceção das leis e normas regulamentadoras que compreendem datas anteriores a essas. A partir desses temas foram selecionadas as bibliografias mais condizentes com a pesquisa e o critério de exclusão foram os artigos que não tratavam de resíduos de confecção. É imprescindível lançar um olhar mais previdente para a sustentabilidade ambiental como fator indissociável à vida humana e aos demais seres vivos, e aos fatores socioambientais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (em andamento), Especialização em Supervisão Escolar, Pós-graduação Lato Sensu em Pedagogia Empresarial. Servidora Pública Federal no Cargo de Técnico Administrativo em Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Unidade Divinópolis.

##submission.authorWithAffiliation##

Pós doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ. 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisadora em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.

Publicado
2022-09-12
Como Citar
GONTIJO, Adalgisa Mesquita; DE MIRANDA, Maria Geralda; AVELAR, Kátia Eliane Santos. A PROBLEMÁTICA DO DESCARTE INADEQUADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS TÊXTEIS GERADOS PELAS CONFECÇÕES DE VESTUÁRIO E OS DANOS CAUSADOS À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 45-68, set. 2022. ISSN 2594-8261. Disponível em: <https://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/651>. Acesso em: 22 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v6n3p45-68.