O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os autores assumem a responsabilidade sobre autoria e domínio do conteúdo da submissão, declarando que não foram copiado ou plagiado de outros trabalhos, no todo ou em parte, sem que a respetiva fonte seja claramente citada. Declara também estar em conformidade com as boas práticas de ética de pesquisa.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Cadastrar ORCID dos autores no momento da submissão no campo disponibilizado

Diretrizes para Autores

A Revista da SJRJ publica artigos que abrangem o direito e ciências afins. A cada número, podem ser definidos temas específicos para publicação.

A Revista aceita trabalhos com no máximo 4 (quatro) autores. Pelo menos 1 (um) dos autores deve ser mestrando. Dar-se-á preferência aos trabalhos nos quais pelo menos 1 (um) dos autores seja vinculado a programas de pós-graduação stricto sensu.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os trabalhos serão avaliados pelos editores para verificar sua adequação à linha editorial do periódico. Aqueles considerados relevantes serão remetidos de forma anônima a dois avaliadores, que decidirão sobre sua aceitação ou recusa, analisando a estrutura formal do trabalho, sua originalidade, pertinência temática, sua forma adequada com as diretrizes da revista. O material é corrigido utilizando o sistema blind review, pelo qual os pareceristas não possuem conhecimento da autoria dos trabalhos, respeitando a privacidade do autor e aplicando a imparcialidade, garantindo assim a idoneidade no processo de seleção tanto para os autores quanto para os avaliadores. Os pareceristas poderão sugerir alterações de estrutura e de conteúdo. Após recebido o parecer, será este encaminhado para o autor do artigo a fim de tomar ciência, ou, para que incorpore as modificações sugeridas. Neste último caso, o texto modificado deverá ser remetido para o editor, que avaliará as modificações efetuadas. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um membro do conselho editorial.

O tempo estimado para o processo de avaliação é de 04 (quatro) meses.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

       a) artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem ser referenciadas de forma explícita;

       b) na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

       c) todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

       d) a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

A Revista da SJRJ dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito.

A Revista utiliza softwares de detectação de plágio.

Esta revista utiliza a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

CRITÉRIOS PARA PUBLICAÇÃO

1. O Conselho Editorial irá distribuir as submissões aos avaliadores, que são autoridades com reconhecida produção científica em âmbito nacional e internacional;

2. A publicação de artigos é condicionada a parecer positivo, devidamente circunstanciado, exarado pelos avaliadores;

3. A Revista publicará trabalhos da seguinte natureza:

       I - Artigos inéditos, que envolvam, sob forma de estudos, abordagens teóricas ou práticas referentes à pesquisa no campo cultural e jurídico, e que apresentem contribuição relevante à temática em questão.

       II - Traduções de textos fundamentais, isto é, daqueles textos clássicos não disponíveis em língua portu­guesa, que constituam fundamentos das áreas cultural e jurídica e que, por essa razão, contribuam para dar sustentação e densidade à reflexão acadêmica, com a devida autorização do autor do texto original.

      III - Entrevistas inéditas sobre trabalhos relevantes e voltados para as áreas cultural e jurídica.

      IV - Resenhas de obras inéditas e relevantes sobre o avanço das reflexões nas áreas jurídica e sociais afins.

REGRAS DE FORMATAÇÃO

1. Padrão de formatação ABNT;

2. O texto deverá ter no máximo 30 páginas e no máximo 4 autores;

3. Papel tamanho A4;

4. Margens: todos os tipos de submissão devem respeitar: margens superior e esquerda = 3,0cm; margens inferior e direita = 2,0cm;

5. Título e subtítulo: fonte Tahoma, tamanho 12, em letras maiúsculas, em negrito, com espaçamento simples entre linhas e centralizado. O título e subtítulo (se houver) devem ser separados por dois-pontos (:). As orientações supracitadas servem para tradução do título em inglês, que deve ser apresentado em itálico.

6. Resumo: redigido em fonte Tahoma, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, com alinhamento justificado. Ele deve ser apresentado sem parágrafo e sem citações, contendo no máximo 250 palavras. 

7. Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto.

8. Corpo do texto: fonte Tahoma, tamanho 12, com alinhamento justificado, espaçamento de 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos (antes e depois: 0 pt) e com recuo de 1,5 cm no início de cada parágrafo.

9. Não utilizar citações na introdução do documento;

10. Não colocar numeração de páginas;

11. Organização das seções conforme abaixo:

              1 SEÇÃO PRIMÁRIA (ALINHADA À ESQUERDA, CAIXA ALTA, NEGRITO)

              1.1 Seção secundária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, negrito)

             1.1.1 Seção terciária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico)

             1.1.1.1 Seção quaternária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico, negrito)

            1.1.1.1.1 Seção quinária (alinhada à esquerda, caixa baixa, sem negrito, sem itálico)

12. Caso o artigo traga gráficos, tabelas ou fotografias, o texto deverá ser reduzido em função do espaço ocupado por aqueles. As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Deve ser informada a fonte;

13. Os caracteres itálicos serão reservados a palavras em idioma distinto daquele usado no texto e às seções terciárias e quaternárias. É facultada ao autor a utilização do recurso de negrito para destaque de palavras;

14. As referências e citações deverão ser elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023 e ABNT NBR 10520) no sistema Autor-Data. A exatidão e a adequação das referências às obras citadas no texto são de responsabilidade do(s) autor(es);

15. Notas explicativas: usar o comando nota de rodapé, com letra Tahoma, tamanho 10, com espaçamento simples entre linhas, sem espaço entre os parágrafos (antes e depois: 0 pt);

16. A fonte das referências deve ser Tahoma, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, com alinhamento à margem esquerda, sem recuo, com um espaço simples em branco entre os parágrafos;

17. As citações diretas (literais) curtas, de até 3 (três) linhas, devem estar apresentadas entre aspas, no corpo do texto, sem destaque. As citações diretas (literais) longas, que ocupem mais de 3 (três) linhas, devem estar em parágrafo com 4cm de recuo à esquerda, alinhamento justificado, em espaço simples entre linhas, fonte Tahoma, tamanho 10, sem aspas, sem destaque;

18. É obrigatório incluir legislação e jurisprudência nas referências, caso se aplique;

19. Os artigos não poderão conter anexos.

20. As citações diretas em língua estrangeira devem ser traduzidas integralmente, com a inserção do texto original como nota explicativa;

21. Nos metadados do artigo (passo 3 da submissão), recomenda-se conferir os dados dos autores no item Lista de Contribuidores (clicar na seta ao lado do nome e posteriormente na palavra "editar"), observando o preenchimento dos campos referentes à URL, que deve ser preenchido com o endereço do currículo Lattes, bem como o campo do resumo da biografia, que deverá ser preenchido com os títulos de graduação e pós-graduação lato sensu estricto senso (e as respectivas especialidades), nome da instituição de ensino superior, cidade, estado e país.

ESTRUTURA APLICÁVEL APENAS AOS ARTIGOS

Os textos não poderão conter qualquer informação de autoria ou qualificação dos autores.

Os artigos deverão atender aos seguintes conteúdos e nesta ordem:

  • Título em português.
  • Título traduzido para o inglês.
  • Resumo em português.
  • Palavras-chave .
  • Resumo traduzido para o inglês.
  • Palavras-chave traduzidas para o inglês.
  • Introdução.
  • Desenvolvimento (fica a critério do autor a atribuição de títulos às seções).
  • Conclusão/Considerações finais.
  • Referências.

DISPOSIÇÕES FINAIS

1. Não serão aceitos textos que não obedecerem, rigorosamente, aos critérios estabelecidos. Os textos recusados serão devolvidos para os autores acompanhados de justificativa;

2. A simples remessa de textos implica autorização para publicação e cessão gratuita de direitos autorais.