O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista da SJRJ publica artigos que abrangem o direito e ciências afins. A cada número, podem ser definidos temas específicos para publicação.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os trabalhos serão submetidos a um conselho editorial composto por especialistas de consagrada competência científica e de incontestável saber nas diferentes áreas de estudo contempladas pela revista. Os textos, sem identificação autoral, serão encaminhados a dois pareceristas, num processo de avaliação duplo-cego. Os pareceristas poderão sugerir alterações de estrutura e de conteúdo. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um membro do conselho editorial. Os pareceres serão encaminhados aos autores juntamente com instruções para as alterações sugeridas pelos pareceristas.

Os Editores Responsáveis enviam cada trabalho para dois membros do Conselho Editorial ou consultores "ad hoc", que o examinam e o avaliam, atribuindo-lhe uma nota de 0 a 10. Serão selecionados, para cada número, entre 8 e 10 trabalhos aprovados, usando-se o critério de classificação daqueles cuja média de conceitos for a maior.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

 Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

  1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;
  2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:
  3.       a) artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem ser referenciadas de forma explícita;
  4.       b) na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  5.      c) todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;
  6.      d) a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

 CRITÉRIOS PARA PUBLICAÇÃO

  1. O Conselho Editorial irá distribuir as submissões aos avaliadores, que são autoridades com reconhecida produção científica em âmbito nacional e internacional;
  2. A publicação de artigos é condicionada a parecer positivo, devidamente circunstanciado, exarado pelos avaliadores;
  3. A Revista publicará trabalhos da seguinte natureza:

I - Artigos inéditos, que envolvam, sob forma de estudos, abordagens teóricas ou práticas referentes à pesquisa no campo cultural e jurídico, e que apresentem contribuição relevante à temática em questão.

II - Traduções de textos fundamentais, isto é, daqueles textos clássicos não disponíveis em língua portu­guesa, que constituam fundamentos das áreas cultural e jurídica e que, por essa razão, contribuam para dar sustentação e densidade à reflexão acadêmica, com a devida autorização do autor do texto original.

III - Entrevistas inéditas sobre trabalhos relevantes e voltados para as áreas cultural e jurídica.

IV - Resenhas de obras inéditas e relevantes sobre o avanço das reflexões nas áreas cultural e jurídica.

REGRAS DE FORMATAÇÃO

  1. Padrão de formatação ABNT;
  2. O texto deverá ter no máximo 30 páginas e no máximo 4 autores;
  3. Papel tamanho A4;
  4. Margens: todos os tipos de submissão devem respeitar: margens superior e esquerda = 3,0cm; margens inferior e direita = 2,0cm;
  5. Título e subtítulo: fonte Times New Roman, tamanho 12, em letras maiúsculas, em negrito, com espaçamento simples entre linhas e centralizado. O título e subtítulo (se houver) devem ser separados por dois-pontos (:). As orientações supracitadas servem para tradução do título em inglês, que deve ser apresentado em itálico.
  6. Resumo: redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, com alinhamento justificado. Ele deve ser apresentado sem parágrafo e sem citações, contendo no máximo 250 palavras. 
  7. Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto.
  8. Corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, com alinhamento justificado, espaçamento de 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos (antes e depois: 0 pt) e com recuo de 1,5 cm no início de cada parágrafo.
  9. Não colocar numeração de páginas;
  10. Organização das seções conforme abaixo:

              1 SEÇÃO PRIMÁRIA (ALINHADA À ESQUERDA, CAIXA ALTA, NEGRITO)

              1.1 Seção secundária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, negrito)

             1.1.1 Seção terciária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico)

             1.1.1.1 Seção quaternária (Alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico, negrito)

            1.1.1.1.1 Seção quinária (alinhada à esquerda, caixa baixa, sem negrito, sem itálico)

  1. Caso o artigo traga gráficos, tabelas ou fotografias, o texto deverá ser reduzido em função do espaço ocupado por aqueles. As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Deve ser informada a fonte.
  2. Os caracteres itálicos serão reservados a títulos de publicações, a palavras em idioma distinto daquele usado no texto e às seções terciárias e quaternárias, eliminando-se, igualmente, o recurso a caracteres sublinhados, em negrito, ou em caixa alta, salvo no tocante ao título, ao subtítulo e às seções e subseções;
  3. As citações diretas (literais) curtas, de até 3 (três) linhas, devem estar apresentadas entre aspas, no corpo do texto, sem destaque. As citações diretas (literais) longas, que ocupem mais de 3 (três) linhas, devem estar em parágrafo com 4cm de recuo à esquerda, alinhamento justificado, em espaço simples entre linhas, fonte Times New Roman, tamanho 11, sem aspas, sem destaque.
  4. Notas explicativas: usar o comando nota de rodapé, com letra Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples entre linhas, sem espaço entre os parágrafos (antes e depois: 0 pt);
  5. As referências e remissões deverão ser elaboradas de acordo com as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - 6023) no sistema Autor-Data. A exatidão e a adequação das referências às obras citadas no texto são de responsabilidade do(s) autor(es);
  6. A fonte das referências deve ser Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, com alinhamento à margem esquerda, sem recuo, com um espaço simples em branco entre os parágrafos;
  7. É obrigatório incluir legislação e jurisprudência nas referências.
  8. Os artigos não poderão conter anexos.
  9. As citações diretas em língua estrangeira devem ser traduzidas integralmente, com a inserção do texto original como nota explicativa;
  10. Nos metadados do artigo (passo 3 da submissão), recomenda-se conferir os dados dos autores no item Lista de Contribuidores (clicar na seta ao lado do nome e posteriormente na palavra "editar"), observando o preenchimento dos campos referentes à URL, que deve ser preenchido com o endereço do currículo Lattes, bem como o campo do resumo da biografia, que deverá ser preenchido com os títulos de graduação e pós-graduação lato sensu estricto senso (e as respectivas especialidades), nome da instituição de ensino superior, cidade, estado e país.

ESTRUTURA APLICÁVEL APENAS AOS ARTIGOS

Os textos não poderão conter qualquer informação de autoria ou qualificação dos autores.

Os artigos deverão atender aos seguintes conteúdos e nesta ordem:

  • Título em português;
  • Título traduzido para o inglês;
  • Resumo em português;
  • Palavras-chave;
  • Resumo traduzido para o inglês;
  • Palavras-chave traduzidas para o inglês;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento (fica a critério do autor a atribuição de títulos às seções);
  • Conclusão/Considerações finais;
  • Referências.

DISPOSIÇÕES FINAIS

1) Não serão aceitos textos que não obedecerem, rigorosamente, aos critérios estabelecidos. Os textos recusados serão devolvidos para os autores acompanhados de justificativa;

2) A simples remessa de textos implica autorização para publicação e cessão gratuita de direitos autorais.