A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM PARAÍBA DO SUL/RJ: REFLEXÕES NO CONTEXTO DE PANDEMIA

REFLEXÕES NO CONTEXTO DE PANDEMIA

Resumo

O objetivo do texto é refletir sobre a gravidez na adolescência, tomando como ponto de partida o contexto da pandemia e a garantia do Direito Humano conforme o artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, as estatísticas sobre as adolescentes grávidas no que concerne ao acesso aos serviços dispostos no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. É de extrema relevância nos atentar para os impactos da gravidez na vida em família, pois as relações precisam se estreitar para enfrentar a nova situação e para receber um novo membro. A metodologia empregada foi o levantamento de dados nos sites do SUS, IBGE e SINASC, análise bibliográfica e observação participante da realidade local. Observa-se que em período de pandemia as condições de acesso ficam mais deficitárias, somando ao processo de desmonte ou inexistência de serviços para este público no município de Paraíba do Sul/RJ.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Assistente Social formada pela UFF. Mestrado em Serviço Social pela UERJ e Doutorado em Serviço Social pela UFRJ. Possuo especializações nas seguintes áreas: Educação para a Gestão Ambiental (UERJ), Política e Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ) e Sociologia Urbana (UERJ). Membro do NUCRESS Maria Conga e Andorinhas e Co-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sul-Fluminense (NESP Sul Fluminense).

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do Curso de Serviço Social - UniRedentor - Paraíba do Sul

Publicado
2021-06-28
Como Citar
NASCIMENTO, Sueli do; CARVALHO, Luzineth Corrêa da Silva. A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM PARAÍBA DO SUL/RJ: REFLEXÕES NO CONTEXTO DE PANDEMIA. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, [S.l.], v. 24, n. 50, p. 47-75, jun. 2021. ISSN 2177-8337. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/revistasjrj/article/view/448>. Acesso em: 28 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2177-8337.v24n50p47-75.