A FORMAÇÃO DA PEDAGOGA E DO PEDAGOGO: PROPOSTA DE UMA MATRIZ CURRICULAR INOVADORA E INTERDISCIPLINAR

  • Deise Cristine de Lima Messias Fonseca Universidade Santa Úrsula
  • Adriano Rosa da Silva Universidade Santa Úrsula-USU

Resumo

O trabalho propõe a construção de uma matriz curricular inovadora e interdisciplinar para o curso de Pedagogia tendo como referência a legislação e documentos governamentais que regulam o funcionamento do curso. Buscamos evidenciar a importância da atuação do pedagogo nos espaços escolares e não escolares, propondo uma nova matriz curricular para o curso de Licenciatura de Pedagogia em uma IES privada que permita uma visão de mundo crítica e reflexiva para que este profissional possa atuar nos espaços escolares e não escolares. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, pois visa apreender os sentidos e significados estabelecidos nas matrizes curriculares do curso. Quanto à sua natureza, é uma pesquisa aplicada, pois propõe a construção de uma matriz curricular inovadora e interdisciplinar. Quanto ao objetivo, a pesquisa teve caráter exploratório, visto que buscou informações sobre as matrizes curriculares de algumas instituições superiores localizadas no Rio de Janeiro, estabelecendo um quadro comparativo entre elas. Teve como procedimento o levantamento bibliográfico e de documentação e legislação pertinentes. A análise dos documentos, das matrizes e do referencial teórico propiciou a construção e aplicabilidade de uma matriz curricular de Licenciatura em Pedagogia com uma visão inovadora e interdisciplinar.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre Profissional em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído - MPGTQAC, pela Universidade Santa Úrsula - USU (2019). Pós-Graduada no Curso de Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional da Universidade Veiga de Almeida - UVA (2005). Graduada no Curso de Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pelo Centro Universitário ICESP (2003). Professora do Curso de Pedagogia no Centro Universitário ICESP no período de (2005 a Julho/2012). Assessora Pedagógica da Universidade Santa Úrsula - USU (Setembro/2012 a 2015). Assessora da Reitoria da Universidade Santa Úrsula - USU (2015 a 2018). Atualmente Secretaria Geral da Universidade Santa Úrsula - USU e Professora do Curso de Pedagogia da USU.



##submission.authorWithAffiliation##

Pós Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2019). Doutorado em Educação Física na Universidade Gama Filho (2007). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Concentro minha experiência profissional nas áreas de Sociologia, Antropologia, Política, Educação e Metodologia da Pesquisa. Meus estudos e orientações abarcam as temáticas da cultura e educação, cidadania e gestão, qualidade de vida e saúde e desenho universal e acessibilidade plena. Sou Coordenador e Professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Construído - Universidade Santa Úrsula.

Publicado
2024-09-23
Como Citar
FONSECA, Deise Cristine de Lima Messias; DA SILVA, Adriano Rosa. A FORMAÇÃO DA PEDAGOGA E DO PEDAGOGO: PROPOSTA DE UMA MATRIZ CURRICULAR INOVADORA E INTERDISCIPLINAR. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 34-53, set. 2024. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/772>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v8n3p34-53.