RELATO DA APLICAÇÃO DE LINGUAGEM SIMPLES EM TEXTO PUBLICADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Resumo

O artigo descreve a pesquisa realizada pelos autores, para verificar se os sites da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, especialmente o da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, integrantes do Portal Eletrônico do Governo do Estado do Rio de Janeiro, possuem linguagem simples, acessível e transparente para informar os cidadãos. Para tal, foram apresentados os conceitos de cidadania, transparência, legibilidade, inteligibilidade, letramento, acessibilidade textual e leiturabilidade. Foi apresentado o movimento Linguagem Simples, sua evolução no Brasil, suas diretrizes e a normatização pelo ISO. Foram descritas, através de observação, a estrutura e linguagem das páginas selecionadas, e escolhido o texto a ser analisado. A ferramenta Coh-Metrix Port foi considerada a melhor opção para avaliar a leiturabilidade do texto e verificou-se que a linguagem original não era simples, o que poderia prejudicar a compreensão do público leitor. Após a reescrita, houve melhora na leiturabilidade do texto. A pesquisa demonstrou a relevância da  Linguagem Simples em um país com altos índices de analfabetismo e diversidade de  escolaridade, para promover uma comunicação eficaz e uma sociedade mais inclusiva.  



Palavras-chave: Linguagem Simples. Cidadania Transparência. Acessibilidade Textual. Leiturabilidade.

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Biografia do Autor

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Discente no Mestrado em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Construído, na Universidade Santa Úrsula. Possui graduação em Letras - Espanhol pelo Centro Universitário Fluminense (1990) e graduação em Direito pelo Centro Universitário Fluminense (1997). Atualmente é servidora à disposição de outros órgãos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e ouvidor da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais.

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Pós Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2019). Doutorado em Educação Física na Universidade Gama Filho (2007). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Concentro minha experiência profissional nas áreas de Sociologia, Antropologia, Política, Educação e Metodologia da Pesquisa. Meus estudos e orientações abarcam as temáticas da cultura e educação, cidadania e gestão, qualidade de vida e saúde e desenho universal e acessibilidade plena. Sou Coordenador e Professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para Qualidade do Ambiente Construído - Universidade Santa Úrsula. Sou membro do Conselho Editorial e da Comissão Científica do CAED-JUS e CAEDUCA. Sou avaliador de revista científica. Experiência como conteudista e tutor de ensino a distância. Desenvolvo o projeto Lentes do Mundo e realizo mentoria em cultura e educação e desenvolvimento pessoal.

Marcia Teixeira Cavalcanti

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT/UFRJ. Pós-doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT/UFRJ. Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e em Letras Português-Literatura pela UNESA. Professora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho (MPGTQAC) da Universidade Santa Úrsula/USU. Participação no GP Digitalidades da Informação e do Conhecimento nas Humanidades/DIGIICO-H. Integrante do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais/Larhud: http://www.larhud.ibict.br

Publicado
2023-11-27
Como Citar
MARTINS, Heloisa Tavares; DA SILVA, Adriano Rosa; CAVALCANTI, Marcia Teixeira. RELATO DA APLICAÇÃO DE LINGUAGEM SIMPLES EM TEXTO PUBLICADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 143-160, nov. 2023. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/762>. Acesso em: 17 maio 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v7n3p143-160.
Seção
Dossiê Inquietações sobre o ser, o ter e o fazer na sociedade do século XXI