CONTRIBUIÇÕES PARA UM DIÁLOGO ENTRE DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS

  • Jose Henrique Arzani Universtiy of Turin
  • Celia Smarjassi UNASP

Resumo

Este trabalho discorre de uma apreciação analítica a partir do artigo Uma concepção multicultural dos direitos humanos, de Boaventura de Souza Santos, evocando a interlocução com outros pensadores como Ricoeur, Popper, Voltaire, Lévinas, Buber e Santos. A concatenação das ideias dos diferentes autores que propusemos à interlocução nos auxiliará a construir um diálogo entre eles procurando tecer um fio condutor que possa enriquecer as discussões sobre a diversidade e os direitos humanos, além de contribuir a um diálogo compatível no que se refere a relação entre os três aspectos em relevo, isto é, diversidade, multiculturalismo e direitos humanos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrado em Ciências da Educação pela Università degli Studi di Torino (Italia) sob orientação da Prof.ª. Monica Elena Mincu, com período de estudos no Institute of Education - University College London (UCL) sob tutoria do Prof. Andy Green; Pós-graduado em Filosofia e Direitos Humanos pela PUCPR (2017). Graduado em Pedagogia pelo UNASP (2011) onde foi membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores. Desempenhou suas funções como professor no Ensino Fundamental II no triênio 2015-2017 até o inicio da participação como voluntário internacional em Florença, Italia, no Villa Aurora College (2017-2019).

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1986), graduação em Educação Física pelo CENTRO UNIVERSITARIO DE SANTA FE DO SUL (1981), graduação em Habilitação em Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1988), graduação em Licenciatura Habilitação em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1990), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atuação profissional na Educação Básica como professora e como diretora. Atuação no Ensino Superior como professora e coordenadora do subprojeto de Pedagogia do PIBID.

Publicado
2024-01-10
Como Citar
ARZANI, Jose Henrique; SMARJASSI, Celia. CONTRIBUIÇÕES PARA UM DIÁLOGO ENTRE DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E DIREITOS HUMANOS. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 54-70, jan. 2024. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/728>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v8n1p54-70.
Seção
Artigos