VOZES FEMININAS DO ANARQUISMO NA ARGENTINA DOS SÉCULOS XIX e XX

Resumo

Este texto propõe-se a uma leitura das ideias defendidas e das formas de atuação implementadas por algumas mulheres que militavam no movimento anarquista na Argentina, contribuindo para uma leitura do anarquismo no que se refere às relações de gênero. Fazendo uma breve análise dos periódicos libertários encontramos diversas vozes femininas, as quais, durante anos, permaneceram silenciadas, sendo, nas últimas décadas, recuperadas por meio de pesquisas consistentes. No brado das militantes, verifica-se a presença constante de um posicionamento invocativo, constatando-se que as/os anarquistas, com maior ou menor intensidade, há anos discutiam e até pretendiam a subversão dos papeis socias-sexuais atribuídos aos homens e às mulheres, de modo a produzir novas subjetividades.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

 Doutora em História Social pela PUC-SP. Docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no curso de História (Área de Moderna e Contemporânea) e na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), na qual atua no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) e no curso de História. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), com o projeto “As letras e a luta: literatura e militância libertária na obra de Domingos Ribeiro Filho (Rio de Janeiro, 1900-1934)”, ainda em andamento. Na área de História, vem pesquisando, principalmente, os seguintes temas: anarquismo, imprensa libertária, literatura anarquista, imagens libertárias, história das mulheres anarquistas.

##submission.authorWithAffiliation##

Bolsista Mestrado Nota 10 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro- FAPERJ. Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UNIRIO). Graduada em História pela Universidade UNIGRANRIO. Membro do Grupo de Estudos Libertários (GEL/UNIRIO). Foi bolsista de inciação cientifica- FAPERJ de 2014 a 2016 vinculada ao projeto "Anarqusimo e Guerra: O Discurso contestatório e as representações verbais e visuais. (1901-1920)". Professora de História da América no Pré-Vestibular Comunitário São Mateus, entre fevereiro e dezembro de 2015. Possui experiência na àrea de História, com ênfase em História Contemporânea e História da América Contemporânea. Atua principalmente com os seguintes temas: anarquismo; imprensa libertária; gênero; história das mulheres. 

Publicado
2018-09-05
Como Citar
MARTINS, Angela Maria Roberti; DE SOUZA, Ingrid Souza Ladeira. VOZES FEMININAS DO ANARQUISMO NA ARGENTINA DOS SÉCULOS XIX e XX. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 210-244, set. 2018. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/72>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v2n2p210-244.