A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Luana Braz Nunes de Oliveira Faculdade Maria Thereza FAMATH
  • Marcos Antonio Ribeiro Andrade Faculdade Maria Thereza FAMATH

Resumo

Na Europa do século XVII os empreendedores eram considerados pessoas diferenciadas, por controlarem a economia. Expoente mais conhecido foi o Barão de Mauá. Mas foi na revolução industrial na Grã Bretanha século XIX e início do Século e XX que teve seu desenvolvimento. Na idade média esse termo referia-se a quem participava ou zelava por grandes projetos. No Brasil, o empreendedorismo começou a ser discutido com intensidade no final do século 1990. Devido a importância do empreendedorismo para a sociedade, é um tema fundamental a ser trabalhado nas escolas, essa educação pode contribuir para formar pessoas capazes de transformar o meio em que vivem. As crianças já trazem consigo uma curiosidade ao conhecer o novo, o ensino empreendedor nas escolas pode despertar a criatividade e muitas outras competências. Tendo esses pressupostos estabelecidos, esta pesquisa tem como objetivo compreender como a educação empreendedora pode influenciar e desenvolver competências e habilidades em estudantes do ensino fundamental. Assim tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: De que forma a educação empreendedora pode desenvolver Competências, Habilidades e Atitudes em alunos do ensino fundamental? Dessa maneira, a educação empreendedora pretende permitir o direito de sonhar e de enxergar maneiras de realiza-los, não deixando que o lado empreendedor que existe em cada criança seja reprimido. Essas crianças possuem um saber que são muitas vezes desvalorizados no dia a dia dos adultos, porém, é importante valorizar sua criatividade, rebeldia e sonhos. Para atingir aos objetivos propostos a metodologia aplicada foi de caráter teórico empírico e de ordem primária. Exploratório e descritivo. O trabalho apresenta características bibliográficas, estudo de caso e pesquisa de campo. Já a amostra foi realizada por conveniência, haja vista que não é uma disciplina comum às escolas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas Maria Thereza (2020). Professora Auxiliar no Colégio São Vicente de Paulo.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Possui Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), Graduação em andamento em Psicologia pela Famath (desde inicio de 2019), Especialização em Gestão Organizacional (2005) e Especialização em Didática do Ensino Superior (2006) pela Universidade do Vale do Itajaí, Especialização em andamento em Neuropsicologia pela Famath e mestrado em Administração pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade Vale do Itajaí (2007). Atualmente é professor dos cursos de graduação em Administração e em Pedagogia da Faculdade Maria Thereza - FAMATH - Niterói - RJ. 

Publicado
2023-04-19
Como Citar
DE OLIVEIRA, Luana Braz Nunes; ANDRADE, Marcos Antonio Ribeiro. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 9-36, abr. 2023. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/684>. Acesso em: 28 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v7n2p9-36.