A PROBLEMÁTICA DO DESCARTE INADEQUADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS TÊXTEIS GERADOS PELAS CONFECÇÕES DE VESTUÁRIO E OS DANOS CAUSADOS À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Resumo
Um dos maiores problemas da sociedade contemporânea é o aumento da geração de resíduos, e este, é devido, dentre outros fatores, à urbanização, à crescente industrialização e consequentemente ao aumento do consumo pela população. A geração de resíduos sólidos têxteis faz parte desta problemática porque toneladas desses resíduos são inadequadamente descartados nos polos confeccionista, em todo Brasil, como se fossem lixo comum; dessa forma repercute direta e prejudicialmente ao meio ambiente. O objetivo deste artigo de revisão é estudar a problemática do descarte inadequado dos resíduos sólidos têxteis gerados pelas confecções de vestuário e os danos que são causados à sustentabilidade ambiental. A Metodologia adotada possui caráter exploratório e qualitativo, realizada por meio de levantamento bibliográfico descritivo na literatura brasileira, sendo o Google Acadêmico a base de dados; utilizou-se as seguintes palavras-chave: Gestão de Resíduos Sólidos, Resíduos Têxteis, Danos Ambientais, Descarte de Resíduos e Sustentabilidade Ambiental. Foram selecionados artigos publicados no período de 2015 a 2022, com exceção das leis e normas regulamentadoras que compreendem datas anteriores a essas. A partir desses temas foram selecionadas as bibliografias mais condizentes com a pesquisa e o critério de exclusão foram os artigos que não tratavam de resíduos de confecção. É imprescindível lançar um olhar mais previdente para a sustentabilidade ambiental como fator indissociável à vida humana e aos demais seres vivos, e aos fatores socioambientais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram serem responsáveis pela originalidade, pelo ineditismo e pela atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a referência completa de todas as fontes consultadas.
Cada autor concede à Revista LexCult permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o artigo submetido, de modo inédito.
Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista LexCult.
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista LexCult, desde que informada a fonte (autor e revista), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista LexCult, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem ciência de que:
a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista LexCult, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.