MEMÓRIAS EM TORNO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: O JARDIM DE INFÂNCIA DO GRUPO ESCOLAR HENRIQUE EMÍLIO MEYER (1946-1956)

Resumo

O objetivo do nosso estudo é analisar e compreender o modo como a infância no município de Caxias do Sul/RS, no período de 1946 a 1956 se desenvolveu, valendo-se de memórias da cultura escolar produzida em instituição de ensino. A perspectiva teórica sustenta-se na história cultural e, metodologicamente, história oral com análise documental de fontes como fotografias e jornais locais. Evidencia-se nas memórias desse grupo de sujeitos entrevistados, o destaque às experiências construídas, bem como a cultura do cotidiano das atividades escolares. As festividades e as datas comemorativas orientavam o trabalho pedagógico e se ressaltaram no modo como os egressos rememoraram seu tempo no jardim de infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer.

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Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pelo PPG Educação da UCS.

Publicado
2022-05-16
Como Citar
DE SOUZA, José Edimar; ABREU, Elise Testolin de. MEMÓRIAS EM TORNO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: O JARDIM DE INFÂNCIA DO GRUPO ESCOLAR HENRIQUE EMÍLIO MEYER (1946-1956). LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 57-75, maio 2022. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/632>. Acesso em: 26 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v6n2p57-75.
Seção
Dossiê Soc. e Hist. das Infâncias: interlocuções e debates sobre o campo