NOVO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS BRASILEIRAS

Resumo

O artigo aborda o tema do Novo Ensino Médio em curso, a partir da chamada Reforma do Ensino Médio e como esse processo busca instituir uma contrarreforma neoliberal e uma cultura conservadora no Brasil. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica, cujos principais resultados são: a contrarreforma do Ensino Médio está pautada por uma formação num modelo flexível, voltada para os interesses do Capital, buscando formar o trabalhador flexível e adaptado às condições precárias de trabalho. Além disso, busca a adoção de estratégias de redução dos “custos” educacionais e de formas de privatização da educação, através da fragmentação do currículo e do aprofundamento da dualidade educacional.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), BRASIL (2005); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil.

Publicado
2021-11-18
Como Citar
PINTO SILVA, Katharine Ninive. NOVO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS BRASILEIRAS. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 128-136, nov. 2021. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/579>. Acesso em: 28 maio 2022.
Seção
Dossiê Educação no Brasil: esperança, drama ou farsa?