PARA QUE SERVE A HISTÓRIA? OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

Resumo

Este texto é divido em duas partes, a primeira, feita em parceria, tem por objetivo refletir sobre a constituição da história enquanto disciplina, seus usos e objetivos. Para tanto nos apoiaremos nas contribuições de Cerri (1999), Monteiro (2007) e Albuquerque Junior (2016). Na segunda parte, apresentamos uma prática pedagógica desenvolvida com alunos do sétimo ano de uma escola particular do subúrbio do Rio de Janeiro - RJ, na qual uma das autoras atuou como professora de História, que tinha o objetivo de propor caminhos para que os alunos possam vivenciar novas formas de pensar e imaginar outras temporalidades.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGEH/UFRJ) e Pós-Graduanda em Saberes e Práticas da Educação Básica com ênfase em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Graduada no curso de Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Gama Filho (2005). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Formação de Professores (GEHPROF), coordenado pela Profª Drª Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação museal: conceitos, história e políticas (GPEM), coordenado pela profª Drª Fernanda Santana Rabello de Castro, do Museu Histórico Nacional. 

Érica Vitório Domiciano Abreu
Pós-graduanda em Saberes  e  Práticas da Educação Básica com ênfase em História  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Pós-graduada em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Graduada no curso de Licenciatura  em História pela Unisuam em 2007. 

 

Publicado
2021-11-18
Como Citar
DEODATO SILVA, Denise Maria; ABREU, Érica Vitório Domiciano. PARA QUE SERVE A HISTÓRIA? OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 120-127, nov. 2021. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/574>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Dossiê Educação no Brasil: esperança, drama ou farsa?