O CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: INCERTEZAS SOBRE A APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADO SOCIAL
UNCERTAINTIES ABOUT LEARNING WITH SOCIAL MEANING
Resumo
O presente artigo reflete sobre a efetividade do Ensino Remoto Emergencial no corrente ano Continuum 2020/2021 no sentido de oportunizar a aprendizagem com significado social (um dos princípios defendidos por Paulo Freire) para os (as) estudantes das escolas públicas estaduais da Bahia. Para tanto, o foco deste estudo é identificar como está sendo planejado e concretizado o processo de ensino nas escolas estaduais da Bahia durante o período pandêmico de 2021, verificar quais recursos e estratégias pedagógicas estão sendo adotadas para favorecer a aprendizagem com significado social para os(as) estudantes. Bem como discutir se a educação ofertada promove a formação emancipatória e crítica para os(as) estudantes atuarem na sociedade como defende Paulo Freire. A metodologia está baseada na revisão da literatura dos referenciais teóricos de Freire (1996; 1987), para a análise documental das legislações estudadas acerca desta forma de educação escolar qualificada como Ensino Remoto Emergencial. Os resultados desse estudo apontam para a incerteza acerca da efetividade do ensino que favoreça a aprendizagem com significado social visando a emancipação dos estudantes, crianças, jovens, adultos, homens e mulheres estudantes da educação básica uma vez que as gritantes desigualdades econômicas e sociais no Brasil e na Bahia comprometem o pleno acesso dos sujeitos a esta forma de oferta educacional.
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