EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PESSOAS CEGAS: um desafio proposto

  • Marta Maria Donola Victorio Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Kátia Eliane Santos Avelar Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7883-9442

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é uma parte importante nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, porém, ainda com status de tema interdisciplinar. Falar em preservação, cuidado com as águas, fauna, flora e o ar é algo que remonta ao século passado, mas que mesmo no século XXI, ainda luta para ser ouvido e atendido. O Brasil ainda está engatinhando. Algumas conquistas já foram obtidas. A BNCC (Base Nacional Curricular Comum) garante o ensino da EA e destaca a importância da conscientização socioambiental para se tentar conter o consumo desenfreado, a devastação das matas, mares, rios e lagos, a poluição que os gases de efeito estufa provocam e a ética em relação a nós mesmos e ao próximo. Porém, para se desenvolver um bom trabalho em EA, precisa-se avaliar o quanto as pessoas percebem de seu meio local, da sua região para que se pense em métodos mais eficazes para o ensino. A percepção é algo inato a todo ser humano. O cérebro interpreta os estímulos recebidos e dão significação a eles. Mas, e o cego? Como ele percebe o meio? Percebe de forma multissensorial, com todo o corpo. Ele desenvolve uma organização mental, corporal e espacial que permite ao cérebro interpretar suas sensações e dar sentido a elas. Enxergam pela propriocepção, percebem intuitivamente, pela sensibilidade ou pela experiência.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisadora em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.

 

Publicado
2021-08-31
Como Citar
VICTORIO, Marta Maria Donola; AVELAR, Kátia Eliane Santos. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PESSOAS CEGAS: um desafio proposto. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 119-136, ago. 2021. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/545>. Acesso em: 26 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v5n2p119-136.