RECURSOS HÍDRICOS EM QUESTÃO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Um dos recursos naturais mais impactados pela degradação ambiental e pelas mudanças climáticas é a água, já escassa para uma parcela significativa da população mundial. No Brasil, a crise hídrica levou a região mais populosa ao racionamento e comprometeu seriamente os sistemas produtivos, impondo mudanças no consumo de milhões de pessoas. Diante desse cenário, apresenta-se a pesquisa desenvolvida no 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Rio de Janeiro, cujo foco foi a formação de uma postura crítica nos alunos quanto à responsabilidade no uso e na preservação da água no cotidiano. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e as atividades foram desenvolvidas por meio de um projeto de educação ambiental priorizando a vivência, o debate, a busca de saberes e soluções para a problemática vivida. A base teórica se constituiu de documentos e autores que abordam a questão ambiental nas escolas e o desenvolvimento cognitivo na infância. Os resultados da pesquisa indicaram que as propostas contribuíram para a formação de saberes e de atitudes de combate ao desperdício e à poluição do recurso.
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