RECURSOS HÍDRICOS EM QUESTÃO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Márcia Barbosa Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Resumo

Um dos recursos naturais mais impactados pela degradação ambiental e pelas mudanças climáticas é a água, já escassa para uma parcela significativa da população mundial. No Brasil, a crise hídrica levou a região mais populosa ao racionamento e comprometeu seriamente os sistemas produtivos, impondo mudanças no consumo de milhões de pessoas.  Diante desse cenário, apresenta-se a pesquisa desenvolvida no 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Rio de Janeiro, cujo foco foi a formação de uma postura crítica nos alunos quanto à responsabilidade no uso e na preservação da água no cotidiano. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e as atividades foram desenvolvidas por meio de um projeto de educação ambiental priorizando a vivência, o debate, a busca de saberes e soluções para a problemática vivida. A base teórica se constituiu de documentos e autores que abordam a questão ambiental nas escolas e o desenvolvimento cognitivo na infância. Os resultados da pesquisa indicaram que as propostas contribuíram para a formação de saberes e de atitudes de combate ao desperdício e à poluição do recurso.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local da UNISUAM e professora do  COLÉGIO PEDRO II - Rio de Janeiro/RJ.

Publicado
2017-12-19
Como Citar
BARBOSA, Márcia. RECURSOS HÍDRICOS EM QUESTÃO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 109-124, dez. 2017. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/5>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v1n1p109-124.