THE CORRUPTION PHENOMENON AND THE KNOWLEDGE SOCIETY: FROM KNOWLEDGE OF THE CAUSES TO THE CONSTRUCTION OF EFFECTIVE BARRIERS

Abstract

This article starts from the identification of the characteristics that define with some precision the concept of knowledge society and evaluates to what extent these characteristics will condition fundamental behaviors of society, particularly in the field of economics, social relations, education and politics. An important part of the thematic focus of the research is to identify characteristics favorable to the elimination of unethical behaviors in terms of interpersonal and social relations, and specifically the processes of corruption in economics and politics, which today are rife in many societies. The theoretical and practical concerns with the construction of future knowledge-based societies are now widely shared by researchers in the social sciences; and questions about the transparency of political, economic and social decisions are felt not only in scientific, religious, and cultural institutions, but they begin to trigger specific behavior in politics. This study is driven by these concerns and seeks to define the characteristics of knowledge societies, as well as identify resources that can control undesirable social behaviors such as corruption. The methodology used in the study combined two processes: data collection by questionnaire, submitted to an appropriate statistical treatment and the collection of opinions expressed by the interviewees on these subjects. Qualitative remarks made by respondents point out that disclosure should be made in the means to which most citizens have access and stress that even punishments imposed on proven acts of corruption must be disclosed in order to eliminate the feeling of impunity associated with such acts .

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Author Biographies

Artur Parreira Goncalves, USU Universidade Santa Úrsula

Artur Parreira tem Doutoramento em Psicologia Social da Saúde no Trabalho, com a tese: Percepção e Representação do Estresse e da Qualidade de Vida: Fatores Pessoais e Contextuais. Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto (Abril de 2003). A tese foi publicada em 2006, pelas Edições Monitor, Lisboa. Na preparação desse doutoramento, completou um Mestrado em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2001), tendo obtido o título de Mestre com a Dissertação sobre o tema ?Representação das Situações de Stress e Características Pessoais.  O seu percurso acadêmico foi iniciado com a obtenção da Licenciatura em Ciências Filosóficas. Universidade Clássica de Lisboa, com opção Psicologia (1975). No âmbito dessa licenciatura, foi convidado a traduzir a monumental obra de Werner Jaeger PAIDEIA - a Formação do Homem Grego, publicada em conjunto em Portugal e no Brasil e ainda hoje usada nos estudos universitários de Cultura Clássica. Iniciou a atividade de docente universitário em 1977, ano em que ingressou como assistente principal na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto.Em 1984 regressou a Lisboa, acedendo a um convite para docente convidado da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Em 1992, ingressou no quadro de professores da ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, chegando à posição de professor catedrático (Professor Titular) e de Subdiretor do Curso de Gestão de Recursos Humanos, integrado na Faculdade de Ciências Econômicas e das Organizações (ECEO). No decorrer da sua vida acadêmica e de consultor, dedicou-se extensamente a trabalhos de pesquisa e de intervenção nas organizações, na área de Gestão de Recursos Humanos e do comportamento organizacional: treinamento e intervenções de melhoria de estruturas e processos organizacionais; desenvolvimento de modelos e de instrumentos de intervenção científica sobre os processos motivacionais e de aprendizagem; gestão e avaliação do desempenho de indivíduos .e sistemas humanos. Nessa atividade de consultor, teve ocasião de introduzir em Portugal as inovações de GRH entretanto surgidas no âmbito internacional: modelos avançados de motivação e de liderança (temas sobre os quais tem obras publicadas), modelos de gestão de competências e de gestão do desempenho. Atualmente, além da atividade docente, principalmente focada em programas pós-graduados e na orientação de trabalhos finais, a nível de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado, lidera projetos de pesquisa na área do comportamento de sistemas humanos e de seu trajeto para a futura sociedade do conhecimento. Esses projetos distribuem-se pelas seguintes áreas principais: - metodologias e seus instrumentos científicos, tanto no plano qualitativo, quanto no quantitativo, em busca de inovações metodológicas, como a criação de escalas de intervalos para as ciências do comportamento; os estudos de investigação-ação; metodologias avançadas de aprendizagem; - Modelos e instrumentos de de mensuração de perfis motivacionais e de liderança; - estudos prospectivos sobre a atual caminhada para sociedades do conhecimento (liderança e participação em projetos no domínio da educação, organização da economia e da ciência política) Os seus interesses de investigação são orientados pelo paradigma da complexidade aplicado ao estudo dos sistemas e à avaliação multinível dos processos de governação e gestão.

Marcelle Rossi Brandão, Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), Lisboa - Portugal. Mestre em Engenharia de Produção com pesquisa e trabalho publicado sobre engajamento de stakeholders para desenvolvimento de estratégias ambientais (UFRN), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UFRN) com ênfase no desenvolvimento da cultura organizacional e Bacharel em Administração (UnP). Com 17 anos de experiência profissional, coordenou equipes na implantação de projetos estratégicos em instituições públicas e empresas privadas de diferentes segmentos. Pesquisadora com foco nas áreas de gestão baseada em valores, inovação, comunicação e pessoas. É também consultora com habilidade em condução de grupos para construções participativas e implantação de projetos de modernização organizacional. Lecionou em turmas de graduação e pós-graduação em universidades públicas e privadas. Atualmente é Pró-Reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos e Professora da Pós-graduação da Universidade Santa Úrsula - USU.

Ana Lorga da Silva

PhD, Investigadora integrada, Direção Científica do CPES – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Published
2018-05-29
How to Cite
GONCALVES, Artur Parreira; BRANDÃO, Marcelle Rossi; DA SILVA, Ana Lorga. THE CORRUPTION PHENOMENON AND THE KNOWLEDGE SOCIETY: FROM KNOWLEDGE OF THE CAUSES TO THE CONSTRUCTION OF EFFECTIVE BARRIERS. LexCult electronic Journal of law and humanities, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 28-50, may 2018. ISSN 2594-8261. Available at: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/48>. Date accessed: 03 july 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v2n1p28-50.