A PANDEMIA E A URGÊNCIA DE MEDIDAS PARA INCLUSÃO DIGITAL

Resumo

O presente trabalho busca examinar como a inclusão digital pode ser compreendida como direito atado à dignidade humana, revestindo-se de fundamentalidade em um contexto no qual as relações estão cada vez mais dependentes das ferramentas tecnológicas. Intenta-se, ademais, realizar uma abordagem que considere o atual momento de pandemia da doença COVID-19, que tornou a utilização dos aparatos tecnológicos ainda mais necessária para a comunicação e acesso a serviços básicos, como decorrência das medidas de distanciamento social adotadas para o enfrentamento do novo coronavírus. A partir dessa análise, pretende-se constatar algumas formas pelas quais a exclusão digital se manifesta no contexto da pandemia e verificar a imprescindibilidade de medidas para superação do problema. Para tanto, o estudo será desenvolvido por meio do método dedutivo, em uma abordagem qualitativa. Serão realizadas pesquisas bibliográfica e documental, por meio de livros, artigos científicos e dados extraídos de pesquisas correlatas ao tema ora discutido.


 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: azarias_marcela@hotmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: thais.albani@hotmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Professora colaboradora em Direitos Humanos na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Aluna especial de Doutorado em Filosofia em 2019 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Direito Econômico Internacional em 2008, pela LMU-München, Alemanha, validado no Brasil em 2018. Especialista em Direito do Estado (Tributário) em 2017 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Procuradora para o Brasil do Grupo Prüftechnik AG desde 2011.Advogada. E-mail: danielahru.adv@gmail.com.

Publicado
2020-12-11
Como Citar
RODRIGUES, Marcela Azarias; ALBANI, Thaís e Silva; BAHDUR, Daniela Hruschka. A PANDEMIA E A URGÊNCIA DE MEDIDAS PARA INCLUSÃO DIGITAL. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 155-177, dez. 2020. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/479>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v4n3p155-177.