ANÁLISE DO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA BASEADA NOS INDICADORES OFICIAIS PISA E IDEB

Resumo

O Pisa é um indicador de desempenho da educação básica internacional que o aprendizado de alunos de vários países. O Ideb é um indicador de desempenho escolar nacional, aplicado pelo INEP. Por meio do Ideb é possível mensurar se as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) estão sendo alcançadas, pois seus resultados servem como base para o planejamento e projeção de novas metas. O objetivo deste estudo foi confrontar as metas projetadas pelo PNE com os resultados do Pisa e do Ideb, com o propósito de entender a situação atual em que se encontra a educação básica no Brasil. O estudo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental e análise descritiva dos dados. Inicialmente, o estudo abordou as características do Brasil que influenciam na educação, como, fatores históricos, tamanho da população, taxa de analfabetismo, economia e desigualdade na distribuição de renda. O período de análise compreendeu os resultados do Ideb de 2007 a 2017 e os resultados do Pisa 2015 e 2018. O estudo revelou que o Brasil obteve avanço na universalização do ensino e resultados positivos na educação infantil. Porém, os anos finais do ensino fundamental e ensino médio têm apresentado baixos índices educacionais no Pisa e Ideb e não alcançaram as metas projetadas. O PNE tem o desafio de elaborar ações que promovam uma educação inclusiva e com equidade, considerando as desigualdades no ensino, que são históricas no país.


 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Docente da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC e Pesquisadora em Educação Básica e Ensino-Aprendizagem.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local no Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.

Publicado
2020-11-27
Como Citar
ROCHA, Cristina Nunes; NOVAES, Ana Maria Pires; AVELAR, Kátia Eliane Santos. ANÁLISE DO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA BASEADA NOS INDICADORES OFICIAIS PISA E IDEB. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 71-92, nov. 2020. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/472>. Acesso em: 26 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v4n3p71-92.