EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO: A ARTE COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
A Educação Ambiental (EA) é uma estratégia fundamental para sensibilizar e promover uma mudança de comportamento em relação a responsabilidade e o comprometimento com a preservação ambiental, gerando expectativas de uma maior conscientização acerca dos problemas ambientais, o que pode melhorar muito a relação do homem com a natureza e com o meio ao qual esta inserido. Nesse estudo desenvolvido na Escola Municipal Odilon de Andrade no Complexo do Alemão, estudantes do 7º e 8 º anos participaram das oficinas realizadas duas vezes na semana, uma para cada turma, entre os meses de agosto e novembro de 2015. A estratégia pedagógica diversificada abrangeu: dinâmica de grupo; leitura e interpretação de textos sobre meio ambiente e preservação ambiental; discussões sobre a história da urbanização da cidade do Rio de Janeiro; apresentação de fotos de paisagens da cidade antes e depois dos impactos ambientais; aulas de desenho; aulas de pintura; escolha e estudo das paisagens pelos estudantes; elaboração de textos sobre as pinturas realizadas. Os resultados evidenciaram que as oficinas tiveram grande aceitação por parte dos estudantes. Os quadros pintados foram expostos na Unisuam e também na Escola Municipal Odilon de Andrade e foi ainda elaborado um vídeo pela Unisuam que será utilizado na divulgação do projeto.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram serem responsáveis pela originalidade, pelo ineditismo e pela atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a referência completa de todas as fontes consultadas.
Cada autor concede à Revista LexCult permissão para avaliar, normalizar, editar e publicar o artigo submetido, de modo inédito.
Casos de plágio e autoplágio não serão aceitos sob nenhuma hipótese. O autor plagiário será suspenso por 5 (cinco) anos sem publicação na Revista LexCult.
É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista LexCult, desde que informada a fonte (autor e revista), sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e o autor estará suspenso de publicar por 5 (cinco) anos na Revista LexCult, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem ciência de que:
a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista LexCult, responsável pela avaliação e seleção dos artigos, não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados;
b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.