DOCUMENTOS DO PODER JUDICIÁRIO E DE CARTÓRIOS NO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ: alguns aprontamentos

Resumo

O Arquivo Público do Estado do Pará guarda, preserva e disponibiliza um importante e valioso acervo pertencente ao Poder Judiciário. Hoje, o Arquivo Público só recolhe a documentação do Poder Executivo estadual, mas em algum momento da sua história essa documentação foi aceita e divulgada como pertencente ao acervo da instituição arquivística. Este artigo tem por finalidade mostrar a importância desses documentos para as pesquisas históricas, assim como problematizar o conceito de patrimônio histórico arquivístico.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialização em "Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Pará" e "Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia", ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da UFPA.

Publicado
2020-08-31
Como Citar
TORII, Leonardo da Silva. DOCUMENTOS DO PODER JUDICIÁRIO E DE CARTÓRIOS NO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ: alguns aprontamentos. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 218-229, ago. 2020. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/396>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Seção Memória e História do Poder Judiciário