MEMÓRIA DO JUDICIÁRIO: entre a gestão documental e a gestão da memória

Resumo

A proposta desse artigo é debater questões relativas à preservação da memória institucional em órgãos do Judiciário brasileiro. Para tanto, são propostas algumas reflexões acerca das conceituações sobre memória institucional à luz de novas iniciativas no interior do Judiciário que têm alavancado o aperfeiçoamento de políticas de gestão documental e gestão da memória. Analisa-se em que termos a memória institucional pode ser considerada uma construção constante, que se equilibra entre a objetividade e múltiplas subjetividades, no encontro entre documentos, memórias individuais e sociais. São debatidos alguns dos marcos legais que orientam as gestões documental e da memória nos órgãos do judiciário, com ênfase na Resolução nº 324 do Conselho Nacional de Justiça, publicada em julho de 2020, que veio para consolidar tais políticas e ampliar os horizontes de atuação de arquivos, bibliotecas, museus e, principalmente, dos centros de memória.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pesquisador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo (USP). Servidor do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo).

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Servidor do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo).

Publicado
2020-08-31
Como Citar
MORAES, Lucas Lopes de; FLEMING, Belmiro Thiers Tsuda. MEMÓRIA DO JUDICIÁRIO: entre a gestão documental e a gestão da memória. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 173-202, ago. 2020. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/393>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Seção Memória e História do Poder Judiciário