CADEIA DE CUSTÓDIA DIGITAL ARQUIVÍSTICA

Resumo

Este estudo realiza uma reflexão em torno da cadeia de custódia, de modo que vislumbra propor uma abordagem para mitigar as vulnerabilidades dos documentos arquivísticos em ambiente digital. Para tanto, parte-se de um levantamento bibliográfico, sedimentado nos referenciais da Arquivística e da preservação digital. Ademais, recorre-se ao Direito para fundamentar a cadeia de custódia. Essa triangulação de ideias resulta em um artigo de revisão assistemática, que segue a lógica dedutiva para discorrer sobre o objeto de investigação. A discussão consiste em formular uma cadeia de custódia digital arquivística, pautada em padrões reconhecidos pela literatura, e capaz de comportar todo o ciclo de vida dos documentos. Tal abordagem corrobora com a manutenção da autenticidade, proteção do sigilo, preservação e garantia de acesso à informação, e consequentemente, eleva a confiabilidade das fontes de prova. Igualmente, fortalece a segurança jurídica e possibilita o exercA

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Patrimônio Cultural e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Arquivista do Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do grupo de pesquisa CNPq UFF Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Salamanca. Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado financiado pela Fundación Carolina/Universidad de Salamanca na Espanha em Documentos Digitais: Gestão e Preservação Digital. Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Docente Permanente do PPGCI da UFF. Pesquisador PQ-2 CNPq - Bolsista de Produtividade. Membro presencial da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE/CONARQ). Líder do grupo de pesquisa CNPq UFF Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Preservação, Acesso e Transparência Ativa.

Publicado
2020-08-31
Como Citar
SANTOS, Henrique Machado dos; FLORES, Daniel. CADEIA DE CUSTÓDIA DIGITAL ARQUIVÍSTICA. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 108-139, ago. 2020. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/385>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Seção Memória e História do Poder Judiciário