LETRAMENTOS DIGITAIS
REFLEXÕES ACERCA DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
Diante de uma nova ordem das coisas, em que mídias e tecnologias digitais ocupam, cada vez mais e mais intensamente, um lugar especial nos modos de se viver e de se aprender, urge refletirmos sobre os processos de ensino e aprendizagem diante dos denominados letramentos digitais. Na rede informacional que nos envolve, misturam-se vários saberes e formas muito diversas de se aprender, enquanto nosso sistema educativo ainda se encontra todo organizado em torno da escola e do livro. Em meio à nova sociedade da informação, duas culturas se convergem: professores (“estrangeiros digitais”) e alunos (“nativos digitais”), que se defrontam e se confrontam com experiências diversas em relação às tecnologias digitais. O presente estudo, de cunho bibliográfico, visa debater os letramentos digitais para os processos de ensino e aprendizagem, partindo do conceito de letramento de Magda Soares e de profanação de Giorgio Agamben. Esperamos que, nessa era da internet, o professor possa fazer de sua sala de aula um espaço de construções coletivas, de aprendizagens compartilhadas, tendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como pedras angulares desse processo. Logo, a profanação do improfanável é a tarefa política da geração que vem.
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