TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Resumo

O presente trabalho apresentou um breve resumo da história de como a escravidão se enraizou ao redor do mundo, apresentando os principais impactos às vítimas. O estudo passou pelo surgimento da escravidão no Brasil, a partir do descobrimento do País, pelo fortalecimento da prática com índios, depois os negros e, mais recentemente, com as populações mais vulneráveis, independente da raça, com o chamado trabalho escravo contemporâneo. Uma atividade que tem causado enormes prejuízos à dignidade humana, como também enfatizou este artigo e que, até hoje, nenhuma lei e nem políticas públicas conseguiram barrar por completo.


 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Direito pela Universidade Veiga de Almeida. Possui mestrado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2016). Atualmente é professora da Universidade Veiga de Almeida, professora da pós-graduação do Portal F3, da Universidade Cândido Mendes. É conteudista de disciplina, professora tele presencial, professora de aula tele transmitida, professora da graduação presencial e online e professora da pós-graduação de direito do trabalho e processo do trabalho da Universidade Estácio de Sá; É também Responsável pelas disciplinas de direito do trabalho e direito processual do trabalho na mesma Universidade. Professora de Direito do Trabalho e Prática Trabalhista na Universidade Veiga de Almeida. 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Direito pela UGF, Mestre em Direito e Economia, Bacharel em Direito pela UERJ e Advogado. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, onde é Professor Titular IV e Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado e Doutorado (PPGD/UVA).

Publicado
2019-10-10
Como Citar
VELOSO, Carla Sendon Ameijeiras; SILVA, Leonardo Rabelo de Matos. TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 109-124, out. 2019. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/257>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v3n2p109-124.