GÊNERO E NARRATIVAS: UMA ANÁLISE DO PRÊMIO CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO

  • Laura Lima de Souza Santos PPGPS/UFF

Resumo

Este artigo parte da problemática da desigualdade de gênero que assola a sociedade brasileira, focando principalmente na insistente divisão sexual do trabalho, mesmo com a escolarização cada vez maior das mulheres, e na ausência de mulheres nas carreiras científicas e acadêmicas, dois fatores que impulsionaram a criação do Programa Mulher e Ciência, em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. Uma das ações desse Programa foi o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que é o objeto de análise deste trabalho, onde estudantes de diferentes níveis de ensino foram instigados a pensar questões que envolvessem essas temáticas. O objetivo do Prêmio era estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país. Este artigo pretende analisar as redações premiadas da categoria estudantes de Ensino Médio, a fim de compreender se o objetivo supracitado foi alcançado.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-10-10
Como Citar
SANTOS, Laura Lima de Souza. GÊNERO E NARRATIVAS: UMA ANÁLISE DO PRÊMIO CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 147-164, out. 2019. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/172>. Acesso em: 22 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v3n2p147-164.