PRAZO PRORROGADO! Dossiê Sociologia e História das Infâncias: interlocuções e debates sobre o campo

2022-01-13

Coordenação: Marilene Antunes Sant’Anna - Doutora em História pela UFRJ; Professora Adjunta da FFP/UERJ; Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de  Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) e Monica Ferreira de Farias - Doutora em Ciências Humanas pela UFRJ;  Professora Adjunta da FFP/UERJ; Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de  Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI).

As temáticas que envolvem a problematização e discussão da categoria social infância denotam uma multiplicidade de questões que afirmam a necessidade de aprofundamento dos estudos e pesquisas nesta área de investigação. A proposta, a partir da interconexão entre a Sociologia e a História, é produzir debates que traduzam abordagens críticas e pertinentes sobre o tema da infância, e, ao mesmo tempo, refletir sobre a realidade das diferentes infâncias vividas no Brasil.

Neste sentido, as organizadoras convidam pesquisadores e pesquisadoras a enviarem trabalhos que venham a contribuir sobre as infâncias que se constituem em diferentes processos históricos, considerando perspectivas políticas, sociais, culturais e jurídicas, e suas interfaces com as abordagens da Sociologia e da História.

O presente dossiê reafirma o compromisso com a produção e difusão de análises teóricas críticas, bem como insiste na importância de dar visibilidade aos problemas contemporâneos relacionados à infância, que intervêm diretamente na elaboração e implementação das políticas públicas destinadas às crianças brasileiras.  

Solicitamos aos(as)  autores(as)  que sigam as normas da Revista que estão no Link: Diretrizes para Autores. Os artigos deverão ter entre 10 a 15 páginas incluindo referências bibliográficas.

Os(As) autores(as) deverão submeter os textos até o dia 08 de abril de 2022 no site da Revista, no Link abaixo:

http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/about/submissions

Ressaltamos a necessidade do preenchimento, nos metadados da submissão, da sua instituição de vinculação, do resumo da sua biografia e do link do seu código Orcid.

DATAS IMPORTANTES

Prazo final de submissão: 08 de abril de 2022

Previsão de publicação: maio de 2022