MULHER E DIREITOS HUMANOS: POR QUE PRECISAMOS TRATAR DESTE TEMA?

Resumo

O presente artigo foi organizado a partir do discurso dos autores, na abertura do evento Mulher, Poder e Democracia, realizado em 2018, no Centro Cultural Justiça Federal. O texto faz uma breve apresentação dos direitos humanos e segue argumentando acerca da necessidade de se debater tais direitos, em face de problemas ainda hoje enfrentados pelas mulheres na luta contra o assedio sexual e contra o que foi recentemente conceituado como feminicídio, que significa a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino. Discute, ainda, a necessidade de políticas públicas de efetivação dos direitos da mulher, o que está em perfeita sintonia com o Objetivo 5, ODS 5, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, ONU.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutor em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo).

Publicado
2018-09-05
Como Citar
FONTES, André; FRIEDE, Reis. MULHER E DIREITOS HUMANOS: POR QUE PRECISAMOS TRATAR DESTE TEMA?. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 14-25, set. 2018. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/73>. Acesso em: 24 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v2n2p14-25.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 > >>