REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SOCIEDADES

Resumo

Resumo: Designadas “saber de senso comum”, diferente do saber científico, mas de grande importância para a vida social e, por essa razão, dignas de atenção e de estudos, as representações sociais fornecem os elementos que permitem compreender o mundo, gerenciá-lo e, até mesmo, enfrentá-lo. É dentro do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais, desenvolvida pelo teórico francês Serge Moscovici e demais autores da área, tais como Denise Jodelet, Jean Claude Abric e outros, que se embasará e se construirá o presente artigo, que tem como objetivo discorrer, por meio de pesquisa bibliográfica, acerca da teoria em voga, dada a importância das representações sociais nas comunicações e nas relações sociais. Conclui-se que, através da análise e da interpretação das representações sociais acerca de determinados objetos, tendo em vista o rico aporte teórico e metodológico da teoria, pode-se obter uma compreensão e uma explicação aprofundadas dos fenômenos sociais, haja vista as funções dessas representações sociais nas práticas em sociedade.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO (Bolsista da Capes). Possui graduação (Licenciatura/Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduado em Língua Portuguesa e em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Atualmente, é docente das prefeituras de Nova Iguaçu e da cidade do Rio de Janeiro (funcionário público). Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar: Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO; professor na Escola de Ciências Sociais e Aplicadas - Curso de Bacharel em Direito e da Escola de Ciências da Saúde - Curso de Psicologia da UNIGRANRIO; professor do Curso de Bacheral em Direito do UNIFESO.

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Pós-Doutorado na USP (2011). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Publicado
2018-05-29
Como Citar
DE PAULA, Fábio Narduchi; DE OLIVEIRA, Joaquim Humberto Coelho; DOS SANTOS, Sonia Regina Mendes. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SOCIEDADES. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 10-27, maio 2018. ISSN 2594-8261. Disponível em: <http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/32>. Acesso em: 20 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.30749/2594-8261.v2n1p10-27.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##