TY - JOUR AU - Dalmeida, Kesia Pereira de Matos PY - 2022/01/28 TI - EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PELA RESILIÊNCIA E EMPATIA JF - LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades; v. 6 n. 1 (2022): Dossiê Educação no Brasil: esperança, drama ou farsa? Parte IIDO - 10.30749/2594-8261.v6n1p218-230 KW - N2 - O presente artigo busca discutir a Educação Infantil como modalidade de atendimento educacional voltado à infância, em especial no contexto da Pandemia da Covid-19. Interessa colocar em análise os efeitos dos fazeres e saberes das práticas diárias neste segmento da educação frente ao contexto do Sars-CoV-2 e o cotidiano com o novo coronavírus, inflado pelo chamamento cada vez mais intenso da resiliência, empatia, adaptação, flexibilidade, ajustamento, segurança, proteção. O que conseguimos vivenciar no tempo presente com a Pandemia por todo Brasil – apesar das legalizações e normatizações existentes voltadas à Educação Infantil – é que algumas centenas de crianças acentuaram o enfrentamento das condições já precárias existentes. O que se propõe são algumas conversas que perpassam a naturalização, em especial na Educação Infantil, de determinadas ações pautadas em capturas que entendem como necessária a conformidade das crianças aos padrões determinados. UR - http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/589