TY - JOUR AU - de Paula, Fábio Narduchi AU - Pereira, Alexandre de Jesus AU - Mansur, Juliana Narduchi de Paula AU - Oliveira, Joaquim PY - 2018 TI - LETRAMENTOS DIGITAIS JF - LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades; v. 2 n. 3 (2018): Direitos Humanos em Perspectiva DO - 10.30749/2594-8261.v2n3p218-230 KW - N2 - Diante de uma nova ordem das coisas, em que mídias e tecnologias digitais ocupam, cada vez mais e mais intensamente, um lugar especial nos modos de se viver e de se aprender, urge refletirmos sobre os processos de ensino e aprendizagem diante dos denominados letramentos digitais. Na rede informacional que nos envolve, misturam-se vários saberes e formas muito diversas de se aprender, enquanto nosso sistema educativo ainda se encontra todo organizado em torno da escola e do livro. Em meio à nova sociedade da informação, duas culturas se convergem: professores (“estrangeiros digitais”) e alunos (“nativos digitais”), que se defrontam e se confrontam com experiências diversas em relação às tecnologias digitais. O presente estudo, de cunho bibliográfico, visa debater os letramentos digitais para os processos de ensino e aprendizagem, partindo do conceito de letramento de Magda Soares e de profanação de Giorgio Agamben. Esperamos que, nessa era da internet, o professor possa fazer de sua sala de aula um espaço de construções coletivas, de aprendizagens compartilhadas, tendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como pedras angulares desse processo. Logo, a profanação do improfanável é a tarefa política da geração que vem. UR - http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/36